domingo, 29 de dezembro de 2013

Conceitos para este blog - sempre em construção...

Sistema:

A definição de sistema pode variar em alguns aspectos de autor para autor. Mas o que todas as definições possuem em comum é o fato básico que sistema é um conjunto de elementos ligados entre si por alguma forma de interdependência. Assim, posso listar aqui outros aspectos, uns mais parecidos, outros não:

1 - Os elementos são interagentes e interdependentes, formando um todo com um objetivo e efetuando uma determinada função (OLIVEIRA, 2002, p. 35).
2 - Os elementos são interagentes e interdependentes, mas, cada um, é considerado como um sistema e, atuando juntos, produzem um comportamento que não seria atingido se esses elementos agissem separadamente. Se, em um conjunto, as relações entre os elementos e o comportamento do todo forem o foco de atenção, ele pode ser considerado um sistema (ALVAREZ, 1990, P. 17).
3 - Os elementos não são relacionados constituindo um todo unitário ou complexo.
Nota: na minha opinião a definição de sistema depende de como vamos estuda-lo. Por exemplo: uma pedra pode ser um sistema desde que estudemos a organização e interação entre as moléculas que a compõem.


Nota sobre sistema
 complexo: um sistema é complexo quando, segundo Whitesides e Ismagilov, sua evolução é muito sensível às condições iniciais, o número de componentes independentes interagindo é grande e quando há vários caminhos através dos quais  a evolução do sistema pode proceder.

Sistema em equilíbrio termodinâmico:
É o sistema em que se encontra, ao mesmo tempo, em equilíbrio térmico, químico e mecânico sem nenhuma mudança macroscópica mensurável em presença de perturbações externas. 

Sistemas em equilíbrio metaestável: 
É aquele em que há mudanças na presença de perturbações, forças.  Essas mudanças  são denominadas de flutuações do sistema em relação ao estado de equilíbrio. Dividem-se em dois grupos:

1 - Sistema perto do Equilíbrio:
Aquele em que as flutuações, ao se tornarem cada vez menores no tempo, fazem com que a resposta do sistema a uma mudança seja diretamente proporcional a sua intensidade.

2 - Sistema longe do Equilíbrio:
Aquele onde, tendo as flutuações se tornando cada vez  maiores, o sistema tende a evoluir para um estado possível entre vários, sendo impossível prever como será essa evolução.

Homeostase:
Propriedade dos seres vivos, ou de qualquer outro sistema aberto, de manter variáveis internas dentro de certos limites, regulando a si próprio deixando-o estável, sem se destruir, através de mecanismos regulatórios. Isto é básico para qualquer ser vivo.

Sinergética: 
Área multidisciplinar criada pelo físico alemão Herman Haken (1927 - ) que estuda como que se pode formar padrões em sistemas abertos longe do equilíbrio na natureza ou como os elementos de um sistema criam estruturas funcionais ou espaço-temporais. Sistemas longe do equilíbrio são aqueles onde há uma contínua entrada e saída de matéria / energia.
 
Sistemas Complexos Adaptativos - SCA:
São aqueles em que agentes internos são capazes de alterarem as suas funções de processamento das informações para que o todo se adapte ao meio externo: os sistemas bióticos.

Sistema autopoiético:
Como eu disse na definição de vida para a NASA, sistema que se reconstrói continuamente por ele mesmo.  

Emergência ou propriedades emergentes:
Propriedades que aparecem como resultado da ação de atividades em conjunto de elementos de um sistema, que, individualmente, não poderiam gerar as propriedades em questão. Na verdade esta expressão diz respeito a comportamentos e não a entidades de natureza física, química ou de qualquer outra natureza. Além do mais, devido ao aparecer comportamentos antes não possíveis, não dá para se prever o comportamento do todo. Em sentido geral, "o todo é diferente da soma das partes". 

Metabalanceamento:
Condição de um sistema em que o comportamento é organizado devido às propriedades emergentes de seus elementos que se encontram em desequilíbrio. 

Criticalidade auto-organizada:
Capacidade ou propriedade de um sistema em se dirigir a um estado estável independente das condições iniciais e das perturbações nele exercidas. 

Feedback ou retroalimentação:
Capacidade de um sistema, ou de elementos dele, onde parte da energia de saída  volta para  controlar o seu comportamento. Pode existir o feedback positivo, onde o comportamento é amplificado, o negativo, onde o comportamento é diminuído e o estável,  onde o sistema regula a si próprio.

Trofolaxe:
Modo como dois indivíduos, ou mais, se reconhecem como da mesma espécie ou  reconhecem a posição de cada um na sociedade em que estão. Nos insetos é feito pela troca de substâncias químicas via oral. Nos humanos é a linguagem.

Auto-organização:
Organização que vem de dentro do sistema quando este se encontra suficientemente afastado do estado de equilíbrio termodinâmico, onde fora afastado por meio de troca de energia e/ou matéria com o meio ambiente mas não de informação.

Nota: como não existe muita literatura disponível sobre esse assunto, pode-se dizer, na minha opinião, que a auto-organização é a propriedade emergente, ou as propriedades emergentes que, além da definição destas, levam os sistemas à organização com "funcionamento próprio". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário